ÂME Centro de Artes

ÂME Centro de Artes de Vinhedo.

Nossa Missão
Missão

Missão

O Âme Centro de Artes tem como missão, proporcionar conhecimento técnico através dos mais qualificados profissionais responsáveis pelas atividades físicas e artísticas que nos deixam em dia com a saúde corporal e mental. Além disso, e mais importante, cada arte tem uma experiência e linguagem única, no entanto, seja a dança, teatro, pintura ou a música tem o poder de despertar a comunicação, emoção e sensibilidade, o que nos faz mais humanos e sociáveis.

Parte da nossa missão é ensinar e despertar essa humanização e expressão para crianças tornando-as seres humanos melhores, reforçar e aperfeiçoar a adultos tais conceitos e resgatar pessoas que sonharam um dia dançar, atuar ou pintar e por algum motivo adiaram esse sonho. Também faz parte da nossa missão, motivar nossos alunos ao desejo permanente de crescer.

Nossos Objetivos
Missão

Objetivo

O Âme Centro de Artes realiza um trabalho diferenciado no ensino da dança e arte. Confira nossos principais objetivos que fazem nosso Centro de Artes se destacar:

  • Atender públicos a partir de 03 anos até idade ilimitada;
  • Aulas para qualquer tipo de deficiente, procurando sempre entender a necessidade e dificuldade de cada um;
  • Tratar cada aluno como se fosse único;
  • Oferecer segurança e qualidade para qualquer atividade através de estruturas adequadas e profissionais qualificados;
  • Cuidar da saúde física e mental dos nossos alunos;
  • Desenvolver coordenação, ritmo, musicalidade;
  • Proporcionar um ambiente sempre agradável e com energia positiva para todos.
  • Nossa Estrutura
    Estrutura ÂME

    Estrutura ÂME

    Nosso prédio conta com mais de 600m², incluindo iluminação natural e amplos ambientes com ar condicionado pra você se sentir mais a vontade durante os exercícios. Nosso espaço está dividido da seguinte forma:

  • Sala 1 - Ampla sala de ginástica com pisos flutuantes (essenciais para dança) onde são desenvolvidas nossas aulas de Ballet, Jazz, Flamenco e Dança de Salão entre outras.
  • Sala 2 - Ampla sala com pisos flutuantes (essenciais para dança) para aulas sapateado, ballet infantil, dança do ventre, teatro, etc...
  • Studio Funcional - Espaço amplo, moderno e completo para Treinamento Funcional com profissionais capacitados
  • Hall - Confortável espaço de descanso e espera.
  • Recepção - Espaço destinado para podermos te recepcionar com maior conforto e tranquilidade.
  • Vestiários - Vestiários privado masculino e feminino com chuveiro e secador de cabelo.
  • Brinquedoteca - Espaço reservado exclusivamente para crianças acima de 3 anos de idade. Muita diversão para seu filho passar o tempo brincando, enquanto isso você pode praticar suas atividades com tranquilidade.
  • Sala dos Professores - Ambiente privado para os professores da escola.
  • Cafeteria - Lindo e aconchegante espaço da cafeteria "Art & Tempero", onde os alunos podem desfrutar de deliciosos pratos e salgados preparados na hora
  • Esmalteria - A escola tem o prazer de compartilhar um espaço reservado para "Esmalteria Talita Godoy", além das atividades físicas, você pode desfrutar de bons momentos se embelezando nesse lindo e delicado espaço da "Talita Godoy Esmalteria".
  • Treinamento Funcional

    ÂME Fitness - Studio de Treinamento Funcional amplo e moderno

    No ÂME Fitness o treinamento funcional é diferenciado voltado as necessidades de cada aluno. Uma avaliação física é feita afim de diagnosticar os limites e os objetivos do aluno. As aulas são progressivas, ou seja, durante a aula o professor irá destinar ao aluno os exercícios referente ao seu nível, garantindo uma evolução nos resultados com qualidade e segurança. As aulas em grupo possuem a duração de 1 hora num studio completo e confortável para treinamento funcional.
    O que é Funcional?
    O que é Funcional?

    O que é Funcional

    O termo Funcional, segundo o Dicionário Houaiss é: “Algo que foi concebido e executado para ter maior eficácia nas funções que lhe são próprias; que possui eficácia, prático, utilitário”.
    Todo movimento que melhora a sua condição para executar uma determinada tarefa é um movimento funcional. O treinamento funcional deve respeitar e ser prescrito, levando em consideração os movimentos naturais que o corpo foi projetado, como: agachar, empurrar, girar, pular e correr. Se utilizar esses exercícios em seus treinamentos e combinar com suas variações, estará em um treinamento funcional.

    Quais os benefícios?
    Benefícios Funcional

    Quais são os benefícios

    A possibilidade de combinar diferentes habilidades, como o treinamento de força com o de equilíbrio, por exemplo, cria uma infinidade de variações que podem ser aplicadas na rotina do indivíduo em treinamento.
    Esse tipo de treinamento tem sido a escolha da maioria, pois treinando funcionalmente você melhora a postura e o bom equilíbrio em todos os membros, assim aperfeiçoando toda a forma “definição’’ do corpo, otimizando seu desempenho para as tarefas que está treinando e reduzindo lesões degenerativas e dores. Para atingir esses benefícios, no treinamento funcional são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos, hastes e muitos outros acessários que possibilitam uma infinidade de variações.

    Qual a diferença?
    Musculação X Funcional

    Musculação X Funcional

    O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. A musculação é muito eficiente para a hipertrofia, que não é o objetivo central do funcional. Ao contrário do funcional, a musculação tem o objetivo de trabalhar grupos musculares isoladamente e com mais especificidade. De acordo com profissionais da área, no funcional a hipertrofia se dá de maneira sistêmica e harmônica, tanto da parte superior quanto inferior do tronco. O treinamento funcional acaba sendo mais completo para garantir o condicionamento físico para as atividade diárias, e pode sim ser substituto da musculação.

    Confira as imagens do nosso Studio Funcional!

    Modalidades

    Confira todas modalidades que o ÂME tem pra te oferecer.

    Ballet Clássico O ballet originou-se no séc. XV em celebrações públicas na Itália. Os espetáculos duravam horas e através da dança e poemas desenvolviam um enredo que era realizado por homens trajados com figurinos de alto valor, grandes e pesados. Esses espetáculos representavam a corte e acontecia em grandes salões. A maioria do público era composta por pessoas da própria corte. Em 1460, Domenico da Piacenza escreveu um dos seus primeiros manuais de dança. Ballet Romântico. O ballet foi se expandindo para França, onde a maioria dos termos e nomenclatura do ballet clássico foi realizada. Aos poucos as fantasias foram diminuindo e a mulher foi ganhando seu espaço em tais espetáculos.
    Na época do Movimento Literário Romântico que ocorria da Europa, o ballet não ficava de fora e sua linha se adequava a realidade da época, produzindo peças com magia, delicadeza nos movimentos e sempre muita fragilidade, delicadeza e paixão para protagonista. São exemplos de ballets românticos: Giselle, La Fille Mal Gardèe e La Sylphides.
    Assim, com a evolução do Ballet, os países Itália e Rússia brigavam pelo melhor ballet, competiam sempre pela melhor técnica explorando ao máximo a habilidade dos bailarinos. É exemplo de repertório dessa fase: “O Lago dos Cisnes”.
    Os princípios básicos do balé são : postura ereta ; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
    Parte dessa origem do ballet é responsável pelas técnicas exatas e exigentes. Alta capacidade de concentração e muita disciplina é exigida e também aprendida com o Ballet. Esse curso também possui vários métodos como Russo, Royal, Cubano entre outros. O Âme trabalha com várias linguagens, no entanto, com uma influência maior do método Cubano. Crianças a partir de três anos de idade podem iniciar essa modalidade, não existe idade máxima para começar.

    Ballet Contemporâneo Influenciado pelo ballet clássico, muito de seus conceitos também vem de inovações ocorridas na dança moderna do século XX.

    Este ballet permite movimentação com maiores amplitudes. Ariadna Georgia é frequentemente considerado como tendo sido o pioneiro do balé contemporâneo, através do desenvolvimento do balé neoclássico. O balé neoclássico é importante para a evolução do corpo humano.

    Essa modalidade assim como o Ballet Clássico, ajuda na coordenação, musicalidade e ritmo de quem pratica. Crianças a partir de três anos de idade podem iniciar essa modalidade, não existe idade máxima para começar.

    Por volta da década de 70, os latino-americanos, jamaicanos e afro-americanos, no sul do Bronx em Nova York criaram o Hip Hop que surgiu como um movimento cultural dessas comunidades. O criador oficial desse movimento foi Afrika Bambaataa que estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura HIP HOP: rap, Djing, breakdance e a escrita do grafite. Em 1973 fundou uma organização, a Zulu Nation, como promoção e combate a violência, invocando “Paz, União e Diversão”.

    A dança hip hop tem diversos estilos, são exemplos breaking, locking, popping e krumping, os três primeiros surgiram na década de 70 e o último na década de 90, nas comunidades Afro-Americanas, em Los Angeles. O que difere o Hip Hop das outras modalidades de dança é a liberdade de improvisação (freestyle).

    Essa modalidade é para pessoas descoladas de qualquer idade que queiram muita diversão e estilo!

    “A origem do jazz pode ser encontrada na chegada do primeiro navio negreiro aos EUA. De acordo com dados do artigo Jazz, Jazz, Jazz... para serem colocados no navio sem resistência, os escravos eram convidados a dançar e, quando percebiam, já estavam em altomar. Uma forma de expressão dos negros eram as Work Songs (Canções de Trabalho), que chegavam, até mesmo, a ser ordenadas por seus donos, os quais se tranqüilizavam com elas por trazerem aumento de produtividade e contribuírem para o afastamento do perigo de rebelião. Os senhores brancos, inclusive, levavam os escravos, a locais públicos permitindo a dança (a Calinda e a Dança de Bamboula eram as preferidas) e o canto sob vigia. As Canções de Trabalho funcionavam como uma manifestação dos pensamentos dos trabalhadores erevelavam seu cansaço. A música era o código de comunicação estabelecido pelos escravos.”

    (UMA POSSÍVEL HISTÓRIA DA DANÇA JAZZ NO BRASIL, Ana Carolina da Rocha Mundim)

    Atualmente é bem comum os jovens darem preferencias para tal modalidade por ser uma dança com menos regras, liberta de algumas posturas e grande movimentação. Também pode ser iniciada aos 03 anos.

    “A dança de salão tem origem nos bailes das cortes reais na Europa, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França É possível que abraço lateral venha do fato de que, na época, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo. Também era evidente a postura clássica, ereta e com o torso fixo, como no ballet, que tem a mesma origem. A dança de casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas, onde deu origem às muitas variedades...” (Wikipedia)

    Os benefícios da dança de salão também são inúmeros:

  • Redução de estresse;
  • Aumento da energia;
  • Tonifica os músculos;
  • Auxilia o controle de peso e equilíbrio cardiovascular;
  • Desenvolve equilíbrio e coordenação;
  • Eleva autoestima e melhora a postura;
  • Melhora sociabilidade;
  • Diversão garantida
  • A origem do sapateado é muito discutida pois acredita-se ter originado em vários lugares. O mais provável é que tenha surgido na Irlanda, dos solados de madeira dos sapatos dos camponeses que começaram a brincar com os sons que esses sapatos faziam. Também há teorias de que na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, devido ao chão muito quente, eles utilizavam esses sapatos para proteção e assim, nos intervalos acabaram descobrindo sons agradáveis. Com o passar do tempo substituíram o solado de madeira por moedas presas a sapatos de couro.
    E por volta de 1920 ocorreram fusões de vários estilos musicais e começaram a surgir os sapatos com chapinhas de metal.
    O sapateado trabalho além da atividade física, muita coordenação. Existem hoje dois tipos principais de sapateado, o Irlandês e o Americano.
    No Âme Centro de Artes você pode encontrar o sapateado Americano que tem muita descontração e movimento para oferecer! O inicio dessa atividade aqui, pode ser realizada a partir dos três anos de idade sem idade máxima para começar.

    O Stiletto é uma perfeita combinação de hip hop, jazz e salto alto. Essa modalidade trará muito movimento e sensualidade em sua aula.
    Indicamos para adolescentes acima de 15 anos.

    Esta técnica, que une dança e exercícios aeróbicos, é a grande sensação do mundo fitness. De origem Latina, criado pelo personal trainer e coreógrafo colombiano Beto Perez há mais de 10 anos, a Zumba mistura salsa, merengue, mambo e até axé em seus exercícios, conseguindo fazer com que a pessoa tenha um gasto de 1000 calorias em uma aula que dura uma hora.
    Tornou-se um dos mais populares exercícios por possuir movimentos relativamente fáceis de aprender, não sendo necessário ser nenhum dançarino profissional, e por combinar uma atividade divertida e uma atmosfera contagiante com a prática de um exercício aeróbico.
    A parte do exercício é composto pelas músicas, cada uma com uma diferente coreografia. São utilizados diferentes tipos musicais, os principais são: salsa, merengue, mambo, flamenco, reggaeton, samba, hip hop, axé e tango.

    Venha se divertir nessa aula contagiante!

    O ÂME Centro de Artes conta com o segmento "ÂME Fitness" onde oferece modalidades fitness e de alongamento.

    Dentro desse segmento temos o Treinamento Funcional em um studio amplo e moderno com aparelhos e acessórios específicos para a modalidade.
    O treinamento funcional trata-se de uma modalidade que envolve diversos exercícios físicos com fundamentos em movimentos básicos como: empurrar, puxar, agachar e levantar, fazendo uso ou não de acessórios. Abrange exercícios de grandes grupamentos musculares, podendo moderar a intensidade desde baixa à alta, ideal para quem busca melhorar o condicionamento cardiovascular e a força física, além de promover um alto gasto calórico.
    Em resumo o treinamento funcional consiste na reprodução de ações realizadas nos esportes ou no cotidiano e hoje muitos professores tem se especializado no assunto e nossos alunos tem, como principal resultado, um grande gasto energético e uma melhora do condicionamento físico geral trazendo maiores benefícios para tudo que realiza no dia a dia.

    O Alongamento é uma atividade voltada para qualquer sexo e faixa etária. Pode ser de grande eficácia para um simples trabalhador que deseja movimentar seu corpo e se livrar das tensões a grandes atletas que procuram técnicas para melhorar seu rendimento.

    Também, agrega equilíbrio mental, físico e melhora a flexibilidade, importante característica para desenvolver um bom condicionamento que nos ajuda a compensar os efeitos do stress e da vida sedentária. Pode ser trabalhado de modo suave ou intenso, proporcionando uma evolução corporal garantida e de maneira mais agradável para cada indivíduo.

    Aula com o objetivo de fortalecer a região abdominal, através de exercícios localizados e resistidos que aumentam o tônus muscular da região ,propiciando definição muscular e melhor sustentação dos órgãos internos e coluna.

    Tem origem primitiva datada entre 7000 e 5000 a.C. com movimentos semelhantes a uma serpente, foi registrada no Antigo Egito, Babilônia, mesopotâmia, Índia, Pérsia e Grécia como ritos dedicados a deusas para tornar a mulher mãe. Foi propagada aos poucos mundialmente após a invasão dos árabes.
    Hoje é considerada uma dança sensual, sendo até excluída de alguns países conservadores.

    São benefícios da Dança do Ventre:

  • Fortalece a memória, previne o Mal de Parkinson e Alzheimer.
  • Estimula a sensualidade e melhora a autoestima.
  • Combate a depressão, estimula o convívio social e a alegria de viver.
  • Dá vitalidade e alivia os sintomas da menopausa.
  • Relaxa o corpo, alivia a insônia e combate o estresse.
  • Melhora articulações e o tônus muscular.
  • Aumenta a feminilidade, a vaidade e a autoestima.
  • Alivia o mal-estar e a prisão de ventre.
  • O teatro foi originado em sociedades primitivas que acreditavam em danças imitativas que favoreciam poderes sobrenaturais, com o passar do tempo e seu desenvolvimento, começaram a representar lendas que se referiam a deuses.
    Aparecendo assim na Grécia, no século IV a.C para consagrar Dionísio, deus do vinho e da alegria, era parte de festas e rituais sagrados. Até o dia em que Téspis, resolveu vestir uma máscara humana com ornamentos de cachos de uva e fingiu ser um deus.
    Todos ficaram espantados com sua coragem, mas esse foi considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental, arriscando transformar o real em faz de conta.

    Benefícios:

  • Melhora habilidade da fala e comunicação;
  • Superação da timidez e problemas com autoestima;
  • Melhora na socialização, espontaneidade e memória;
  • Diminui o stress
  • A pintura é encontrada desde a época das cavernas onde os homens primitivos se comunicavam através das pinturas rupestres. No entanto, os registros mais antigos da pintura em tela foram dados na Idade Média. Essa arte além de expressar a ideia, criatividade e habilidade do artista, permite que o próprio aprimore a capacidade de observação, percepção das cores, harmonia dos tons, nuances, melhore a qualidade de vida, eleve autoestima, melhora convívio e sociabilidade. Também alivia o stress.
    Não é preciso ter dom, assim como qualquer arte o elemento principal é esforço e interesse, procure nosso curso e aprenda técnicas para você que está começando ou pessoas que queiram aprimorar suas técnicas.

    Aqui temos vários tipos técnicos: do acadêmico ao moderno.

  • Oportunidade de expressão;
  • Melhora aptidão e coordenação motora;
  • Habilidade cerebral e criatividade;
  • Alivia stress.
  • Arte & Tempero Café

    Uma cafeteria super aconchegante dentro do ÂME para você e sua família

    ARTE & TEMPERO CAFÉ
    Arte&Tempero

    Venha experimentar nossas delícas!

    Arte & Tempero - Café

    Contamos com uma proposta diferenciada, oferendo produtos saudáveis e caseiros. Na nossa cafeteria você pode aproveitar varias delícias preparadas na hora e com muito carinho.
    Experimente nossos salgados especiais incluindo crostatas de diversos sabores, pão de queijo no palito, bolos, tapiocas, omeletes, sucos naturais, além do expresso e dos deliciosos capuccinos.

    Rua Eduardo Ferragut, 145 - Portal - Vinhedo/SP | Fone:(19) 3886.4102
      Facebook - Arte & Tempero

    Esmalteria TALITA GODOY

    Espaço para embelezamento e tratamento das unhas

    Esmalteria TALITA GODOY
    Esmalteria Talita Godoy

    Manicure & Pedicure

    Deixe sua vida mais COLORIDA!

    O ÂME Centro de Artes ficou ainda mais belo ao compartilhar um espaço com a Esmateria Talita Godoy, onde oferecem um serviço diferenciado em tratamento e embelezamento de pés e mãos.
    Você estará num ambiente confortável, alegre e favorável para renovar suas energias da melhor forma possível, se embelezando.
    Venha conhecer este espaço único em Vinhedo...

    Rua Eduardo Ferragut, 145 - Portal - Vinhedo/SP | Fone:(19) 3886.4102
      Facebook - Esmalteria Talita Godoy

    Galeria de Fotos

    Confira alguns 'Clicks' de espetáculos, competições, apresentações, entre outros...

    Contato

    Agende uma aula experimental, sem compromisso, e venha conhecer nosso espaço.

    Informações

    • - Funcionamento da secretaría de Segunda à Sexta-Feira das 7h30 às 22h00.
      - Aulas de Segunda à Sábado (confira nossa grade horária na secretaria)
    • Email:
      contato@ameartes.com.br
    • Telefones:
      (19) 98327 1837 
      (19) 3886 4102
    • Endereço:
      Rua Eduardo Ferragut, 145 - Jardim Itália
      Vinhedo / SP
    • Mapa Google: Clique aqui para abrir o endereço no GoogleMaps.